Interesse Público

segunda-feira, abril 24, 2006

Ser humilde em Terra de Doutores e Engenheiros!


Nos dias que correm qualquer pessoa tem um título....ainda dizem que na Monarquia a coisa era má....
Na realidade, se compararmos as diferenças (neste campo) da Monarquia para República, chegamos à conclusão que se calhar ainda vivemos na idade média!
Assim, se no tempo dos reis quem tinha títulos era a Nobreza, que na sua maioria adquiria por descendência, e a Burguesia que os comprava, salvo raras excepções, hoje em dia, quem tem muito dinheiro, é apelado de Comendador ou de “Sr. Doutor”, mesmo que não tenha qualquer tipo de escolaridade para tal, e quem não é rico ou não ganhou o Euromilhões, paga para ser tratado por “Sr. Dr.”, “Sr. Engenheiro”, ou ainda “Mestre”, entre outros, como é o exemplo de qualquer finalista universitário.
Se em qualquer outro país as pessoas pagam para ter um curso superior, tipo licenciatura, pos-graduação ou outro, na nossa terra, há quem pague um curso superior, para também ser apelado de um qualquer título! Há mesmo quem diga que é Dr. ou licenciado em Gestão do Emprego....por outras palavras....desempregado!
Não sei se alguma vez foram a uma reunião de condóminos. Se não foram, não sabem o que é estar durante 3h15 a discutir a vírgula do segundo ponto, da alínea A do regulamento do prédio.....passando à frente, estas reuniões, apenas servem para os tais Doutores e Engenheiros se mostrarem e serem tratados por tal..... Só uma confissão, se me permitem, na última reunião de condóminos descobri que um vizinho, que era tratado por Dr., afinal tinha o 9ºano, só que como tinha um ar altivo e andava sempre com um gato ao colo, toda a gente pensava que ele era Dr.....a mim não me engana!!!
Mais uma vez venho apelar à vossa simplicidade e humildade cívicas (sim, existe dentro de cada um de nós), e se na realidade querem começar a mudar a nossa terra, comecem com um gesto muito simples, que é o de assinarem desde a papelada oficial, a mails, ou mesmo blogues com o vosso nome, sem referirem o vosso título. A acompanhar este gesto de simplicidade, comecem-se também a apresentar com o nome próprio, largando o Dr. e o Engenheiro.
É o caracter que faz o Homem, e não o título.....