Interesse Público

segunda-feira, junho 12, 2006

Patriotismo q.b.


Começou o Mundial!!!
Viva Portugal!!!
A festa do futebol já começou!O entusiasmo está ao rubro, levando muitas vezes a excessos, que nunca são de louvar!
As bandeiras do "nosso Portugal" estão espalhadas por todo o lado, acompanhando o dito entusiasmo diário sobre as mais variadas notícias da selecção nacional em terras saxónicas. Tudo é notícia! Até um mero "atchim" de Figo pode abrir um noticiário....é a verdadeira loucura!

Contudo, aquilo que me faz escrever em época de campeonato do mundo de futebol é o patriotismo que nos ferve nas veias!

O professor, mais conhecido por Oliveira Salazar bem tentou durante o Estado Novo impôr o patriotismo acima de tudo, mas apenas teve alguns reflexos no apelado"Campeonato dos Magriços".....e mesmo assim.....
Se ele soubesse o que se sabe hoje teria organizado um Europeu e quem sabe....um Mundial! Se tal tivesse acontecido talvez ainda fossemos uma "Cuba Europeia"....

Imaginem este fenómeno de patriotismo logo após o 25 de Abril de 1974. decerto que muita comunicação social, e empresas de todos os sectores seriam acusadas de impulsionarem o "culto da bandeira", e consequentemente de "fasces". A Direita nessa época é que não sabia a receita, se não a "coisa" até tinha pegado!

Este patriotismo só acontece porque a maioria dos portugueses se revê na selecção de futebol, assim como acreditam que é possível!
Sim, porque se não forem essas as maiores razões para este fenómeno de massas....então fico bastante preocupado.

Os mais interessados estejam atentos ás notícias este mês, porque decerto que o Governo e Parlamento vão aproveitar para "passar" assuntos mais sensíveis. Se não o fizerem, é poruqe decerto estam totalmente embuidos no espírito do Mundial.

2 Comments:

  • Porra! tu não tens mesmo nada que fazer...é cada texto de 500 palavras... Porra.. ainda queres que o pessoal deixe comments! Vai-te Casar!!!!!

    By Anonymous tiago o padrinho, at quarta-feira, junho 14, 2006 7:59:00 da tarde  

  • Realmente este patriotismo exacerbado irrita-me um pouco porque as pessoas acabam por só se lembrar que temos bandeira quando há europeus ou mundiais. Vamos abrir mas é os olhos e ter orgulho do pais o ano inteiro e fazer alguma coisa por ele.

    By Blogger EuGoC@, at sexta-feira, junho 16, 2006 10:34:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home