Interesse Público

quinta-feira, julho 20, 2006

Macacos ou algo muito pior?!


Na sociedade do homo sapiens sapiens (pode não parecer, mas é a nossa), entre muitos problemas sociais, existe um que nos persegue ao longo da nossa existência....as drogas.
Poderia descrever cada tipo de droga consoante a sociedade, a classe etária, ou mesmo o nível de desenvolvimento social. Para desespero de muita gente não o vou fazer... Irei apenas comentar uma das causas do consumismo de drogas - a estupidez agudo-encefálica, e o modo com oesta doença influencia o consumo de álcool.

O álcool é uma droga que nos bloqueia o cérebro, sendo os seus efeitos mais notórios as convulsões (mais conhecidas por idas ao S. Gregório), as suaves parelesias dos membros inferiores (o que provoca um andar, que muitas vezes roça a estupidez), e as parelesias de grau médio nos membros superiores (que no seu extremo reflectem a perda de controlo sobre as nossas mãos....nem dou exemplos). Para além destes efeitos nocivos, podemos acrescentar a perda de neurónios (reflecte-se através da perda de memória), o atentado à chamada figadeira e ao estômago! Se falarmos em adolescentes, todas estas causas duplicam os seus efeitos no organismo, pois o corpo não consegue, por exemplo fazer a correcta digestão do álcool.

Apesar de tudo isto, como se costuma dizer:"o pessoal quer é curtir!" Podemos traduzir isto para:" o pessoal quer é destruir-se!". Mesmo aqueles que conhecem maior parte dos efeitos atrás descritos, vão para "a noite" já com a ideia de irem apanhar uma "piela"....e depois logo se vê. Se tivermos de vomitar....é mais uma história de café, se não conseguirmos abrir a porta de casa à primeira, ou se nos tiverem de levar ao hospital.....a reacção depois de lúcidos é "Ena pá! Ganda cena." Ou, "nem vais acreditar o que me aconteceu?! (resposta) És um ganda maluco!". E quando vamos sair com alguém que não bebe o comentário é o seguinte"És mesmo bébé!"

Decerto que não somos homo sapiens sapiens pois, repetimos a asneira do álcool vezes demais durante toda a vida...Gostamos de sofrer, e de ver os outros a "pregar" ao S. Gregório!
Era bom que um dia o tótó fosse aquele que se embebeda!

Lanço aqui um desafio. Quando saires à noite, pensa, nem que seja uma vez, neste post, e não bebas demais....O teu futuro pode não ser assim tão risonho. Não arrisques!