Interesse Público

segunda-feira, julho 09, 2007

Google amigo do ambiente!


Se o Google trocasse a cor de fundo de suas páginas (atualmente a padrão, branca), poderia economizar cerca de 3000 megawatts em todo o mundo, durante o ano. Isso é o que afirma uma pesquisa do blog ecoIron, como o nome sugere, um blog voltado à vida ecologicamente correta.
Segundo estatísticas, o Google recebe cerca de 200 milhões de pesquisas por dia. Assumindo-se que cada uma dessas pesquisas consuma cerca de 10 segundos, significa que o Google está fazendo o mundo gastar 550.000 horas na frente do micro, por dia. Contando que os usuários acessam o Google em modo full screen (tela cheia), a troca por um fundo preto economizaria um total de 15 watts (74W - 59W). Isso resultaria em uma economia global de 8,3mWh por dia, ou cerca de 3000 mWh por ano, o que representa cerca de US$ 300000 - uma bela economia apenas por trocar alguns F’s por zeros (o código hexa da cor branca para os sites é #FFFFFF, enquanto para a preta é #000000).

Aqui está uma tabela de consumo de energia (Watts) por cada cor. A cor preta é a que menos gasta (59W, como calculado acima), contra 74W da cor branca. Verde-limão, por exemplo, consome 63W, enquanto vermelho consome 65.

É como aquela história de que uma companhia aérea americana economizou 40 mil dólares no ano, retirando apenas 1 azeitona de cada refeição. Ou como estudos que mostram números faraônicos quando se fala de remover o standby de equipamentos. Poucas economias vistas de forma global representam uma grande economia.
Podem testar o novo google em http://www.blackle.com/, ou em http://www.blackgoogle.com/.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home